LIGA DO CÂNCER DA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ


EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DE 2022.1 


1. INFORMAÇÕES GERAIS 


1.1 Objetivo 


A Liga do Câncer da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará anuncia a realização do Processo Seletivo 2022.1 para admissão de novos membros. 


1.2 Critérios de participação 


Poderão participar do Processo Seletivo apenas os estudantes de Medicina atualmente matriculados na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (Campus Fortaleza) que estejam cursando do 1º ao 5º semestre. 

Por motivos de determinações do estatuto da Liga do Câncer, no Processo Seletivo 2022.1 não serão admitidos estudantes matriculados, nesse período letivo, no 5º semestre do curso de Medicina.

Adendo: nos processos seletivos dos primeiros semestres de cada ano, também são aceitos candidatos recém-aprovados na Faculdade de Medicina cujo início de aulas se dará no segundo semestre (alunos do "S0").


1.3 Inscrição

 

Será realizada exclusivamente pelo formulário disponível no perfil @ligadocancerufc no Instagram durante o período do dia 31 de março ao dia 24 de abril de 2022. Após o preenchimento do formulário, um e-mail de confirmação de inscrição será enviado para o e-mail solicitado no formulário. A inscrição é gratuita.  


1.4 Resultados


Ambos os resultados da primeira e da segunda fase (resultado final) serão divulgados no perfil @ligadocancerufc no Instagram em até uma semana após terminada a segunda fase do Processo Seletivo. 


2. DO PROCESSO SELETIVO 


2.1 Disposições gerais 


O Processo Seletivo ocorrerá em duas fases, as quais ocorrerão de forma presencial. 

  

2.2 Primeira fase


A primeira fase, de caráter eliminatório, consiste em um prova de múltipla escolha contendo 30 questões, a qual será aplicada em local a ser posteriormente divulgado para os inscritos. 

Os temas para a prova serão:

I- Câncer Colorretal

II- Câncer de Mama

III- Câncer de Pulmão

IV- Câncer de Próstata

V- Câncer de Colo Uterino


*Atenção: O tratamento oncológico não será abordado nas questões.  

Recomendamos como referência bibliográfica para estudo o livro Medicina Interna de Harrison.


✍ MATERIAL PARA ESTUDO DOS TEMAS: https://drive.google.com/drive/folders/1wmBU6sC-dAO4jOXlfj8Wo1AN7Kl0J54j?usp=sharing


2.3 Segunda fase


A segunda fase será realizada somente com os classificados da primeira fase, na sala da Liga do Câncer, no Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM). Consistindo de uma aula síncrona de até 10 minutos sobre qualquer um dos 5 temas abordados na primeira fase, seguida de uma entrevista conduzida pelos atuais membros da liga. Em ambos os momentos, durante a aula e a entrevista, o candidato será avaliado segundo critérios pré-estabelecidos por todos os membros da liga presentes.


3. DATAS E HORÁRIOS


A primeira fase do Processo Seletivo está prevista para ocorrer no dia 25 de abril de 2022, iniciando às 12:30 e finalizando às 13:30. A segunda fase ocorrerá no dia 30 de abril de 2022, iniciando às 14:00.


4. LOCAIS DE PROVA


O local da primeira fase do Processo Seletivo será divulgado na semana anterior à realização da prova para os candidatos inscritos, sendo obrigatoriamente no campus do Porangabussu da Universidade Federal do Ceará. A segunda fase ocorrerá na sala da Liga do Câncer, situada no Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM).


5. OUTRAS INFORMAÇÕES 


5.1 Dúvidas remanescentes


Em caso de dúvidas sobre o Processo Seletivo, por favor, entrar em contato com através do perfil @ligadocancerufc no Instagram. 


5.2 Casos excepcionais e eventualidades


Casos excepcionais e eventualidades serão solucionados pela comissão do Processo Seletivo.



Fortaleza, 31 de março de 2022.